quarta-feira, 22 de abril de 2009

LUDICIDADE


Qual a palavra chave quando se pensa em ludicidade?
LIBERDADE!

Conceitos básicos:


Lúdico: Embora comumente usado na forma substantivada, é um adjetivo que indica algo que possua a natureza do brincar.Jogo: “... atividade física ou mental organizada por um sistema de regras que define a perda ou o ganho”.Brinquedo: Suporte da brincadeira; pode ser material ou não.Brincadeira: Ações lúdicas de natureza mais livre. Ex: correr, mexer na areia.Lazer: Tempo disponível; descanso; folga.Passatempo: Divertimento; diversão.


Pontos discutidos nas aulas:


O jogo tem regras explícitas e esse fato é o que o caracteriza. Já a brincadeira pode ou não ter regras e quando as tem geralmente são implícitas, pessoais que às vezes nem outra criança ou o adulto são capazes de entender.
Qualquer objeto e também o corpo humano possui duas funções: a lúdica e a pedagógica.
O material do jogo pode ser usado com objetivo lúdico ou pedagógico. Deve-se primeiro trabalhar o lúdico – deixar as crianças manipularem e brincarem como quiserem – e só depois promover as atividades pedagógicas.
O lúdico nem sempre é prazeroso. Quando perde, a criança experimenta o sofrimento. Por isso, a palavra chave do lúdico é liberdade.
Ao impor o jogo, o adulto faz com que parte da ludicidade se perca prejudicando a aprendizagem. Uma vez que o lúdico é o meio para a aprendizagem potencialmente significativa.
Aprendizagem significativa não é aquela necessariamente importante, mas sim a que faz conexão com conceitos ou habilidades pré-existentes.
É inadequado usar o brinquedo/material somente como instrumento pedagógico. Isso pode dificultar a aprendizagem da criança, já que a impede de exercer o lúdico, de explorar o objeto e reconstruir o conhecimento ao seu modo.
Ao observar a criança brincando o professor tem a oportunidade de descobrir comportamentos e avaliar a evolução da criança nos aspectos motor, afetivo, social, cognitivo.
Para a criança aprender ela precisa brincar, por isso envolve a brincadeira em todas as ações que executa.
O lúdico deve fazer parte da natureza de todas as ações em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário